4 de outubro de 2011

Sobre os bastidores da TV

Escrever sobre bastidores de televisão não é nada fácil. Nenhuma informação chega de graça até a informação. Nunca os tais "contatos" jornalísticos foram tão importantes.



Prestes a completar três semanas na coluna Outro Canal, da Folha de S. Paulo, ao lado da talentosa Keila Jimenez, já consegui algumas dezenas de números telefônicos, e-mails e conversas com o pessoal da TV. No segundo dia de trabalho pude entrevistar o apresentador do CQC Marcelo Tas e o diretor de cinema Fernando Meirelles. A conversa com os dois, no lançamento do livro do Tas na livraria Cultura, no Conjunto Nacional, rendeu diversas notas na coluna. Questão de fazer o trabalho in loco. Repito: nada chega de graça.

Na mesma semana, entrevistei a Marjorie Estiano, que estreou na novela "A Vida da Gente" (Globo). Aliás, fui fazer a cobertura da festa de lançamento da novela aqui em São Paulo. Festa linda, com todos do elenco. Se aproveitei? Sim, para fazer contatos, pegar número de telefones, e-mails, Facebook. Tudo que possa ajudar em nosso relacionamento com tal artista.

Falei também numa outra pauta com a Leilah Moreno, ex-cantora do Altas Horas, que estreará como atriz em "Aquele Beijo". Falar com quem está começando a carreira é muito mais fácil que figurões da TV. Fato! Eles são mais dispostos a revelar o que sentem - e não estã lá para fazer "mais uma novela", mas "a novela".

Fora o fato de checar diversas informações ao longo do dia, sempre procurando algo exclusivo. Levamos a sério o trabalho de furar a concorrência. Se estamos conseguindo? Bom, ontem o blog do Outro Canal registrou mais de 1.100 comentários sobre a saída de Rafinha Bastos do CQC. Moderei todos os comentários, lendo um por um, para não deixar passar nenhum palavrão ou ofensa pessoal. Fomos os primeiros a noticiar. Ponto para a Folha!

Ontem entrevistei o Danilo Gentili, amigo de Rafinha, que o está defendendo. História divertida! Pois liguei para o celular dele - e quem atendeu foi sua mãe! Ela disse que ele havia ido cortar o cabelo no shopping Pátio Paulista. Peguei um táxi e fui tentar falar com ele lá. Mas não o encontrei. Chateado, voltei para a Redação sem nada. Mas quando abri meus e-mail, tinha lá a resposta dele completíssima, com uma entrevista super bacana! Rendeu algumas "aspas" para uma matéria que sairá na Ilustrada. E também fiz uma entrevista com uma atriz da Globo, que sairá na edição deste domingo - dia nobre do jornal. Um detalhe no dia. Corrido, para conseguir dar em primeira mão as informações.

O lado negativo? STRESS! A gastrite me pegou desde a primeira semana. Estou a base de Omeprazol há três semanas. Não é fácil fazer cobertura dos bastidores de TV. Meu organismo ainda não se adaptou à loucura das celebridades. Mas minha cabeça está pirando - e me divertindo!

Nenhum comentário: