23 de outubro de 2011

Bastidores da coluna: João Doria Jr.

Hoje estreio no blog uma coluna semanal onde falarei sobre a entrevista de domingo na coluna Outro Canal, da Folha de S. Paulo. Pretendo revelar os bastidores e outras informações curiosas sobre as entrevistas que realizo semanalmente para o jornal.

Para começar, fiz na última terça-feira (18), uma entrevista com o empresário João Doria Jr.. Ele estreará na Record a oitava edição de “O Aprendiz” em novembro. A pauta era analisar o que há de diferente nesta edição, uma vez que o formato já anda meio desgastado, com queda de audiência, etc. E saber também como ele lida com a pressão para não ser demitido da emissora, uma vez que seu contrato vence em dezembro e tudo depende dos bons resultados de audiência do público.

Como era uma entrevista exclusiva para a Folha, ele me recebeu no começo da noite em seu escritório, num imponente prédio na Av. Faria Lima, em São Paulo – junto com duas assessoras. O tempo seria curto, uma vez que ele deveria gravar o programa dentro de alguns minutos num local próximo. Aproveitando o gancho desta informação (“devo gravar daqui a pouco”), comecei perguntando como estavam as gravações desta edição, o que havia mudado em relação às anteriores e a presença dos novos conselheiros – Carla Pernambuco e Claudio Forner – ambos já familiarizados com TV e reality show.

Outra informação bacana era de que o empreendedorismo será o mote do programa. Na última edição apresentada por ele, o predomínio era de universitários. Nesta, a idade média dos participantes é de 32 anos, o que imagina gerar um “universo de reação muito maior que o dos jovens”.

Além de “O Aprendiz”, falamos sobre seu programa de entrevistas “Show Business” (Band). Mas, por falta de espaço, não entrou na versão final da matéria. Mas valeu para conhecer o outro lado de João Doria. Ele confessou que apresentar o reality é mais difícil que entrevistar, devido a “imprevisibilidade”.

As polêmicas sempre deixo para o final, para não intimidar os entrevistados. Era impossível não tocar no assunto Roberto Justus. Mas com toda a naturalidade, João disse que eles são amigos, que fazem palestras juntos e tem um bom relacionamento dentro e fora da Record. OK. Respondido, com sutileza, como previa.

Pouco menos de 30 minutos depois, ele deixou a sala de reunião. E não me demitiu!

O resultado está aqui: http://f5.folha.uol.com.br/televisao/994102-joao-doria-jr-quer-ser-efetivado-em-o-aprendiz.shtml

Nenhum comentário: