18 de abril de 2011

Sabotadores da felicidade

Ninguém come uma pizza sozinho. Nenhum jogo de futebol é ganho se não há entrosamento entre os jogadores do time. As andorinhas não fazem verão sozinhas.



Pensar na felicidade pessoal e esquecer, dentro de uma relação, da felicidade do outro é a pior armadilha que duas pessoas podem cair. Pensar em si leva a pessoa a conquistar de forma honrosa tudo o que está ao seu alcance. Mas duvido que esta pessoa será feliz em sua plenitude. Há uma espécie de felicidade limitada, com sensação de ausência. E esta ausência só pode ser preenchida com a felicidade do outro. Já cansei de ouvir – e falar – que uma relação é baseada em duas pessoas, duas vidas, duas visões do ser feliz. Um deve complementar a felicidade do outro. O perigo é quando a sua felicidade deixa o parceiro triste, por menor que seja o desapontamento. Mesmo que não perceba, cego dentro do seu mundo feliz. Esquece que há um outro ao seu lado, até então, e começa a viver só para você - e para sua felicidade. Certas atitudes egoístas sabotam a tentativa de felicidade do outro e desilude por completo a relação de um casal. Não pretendo (não consigo), jamais, ser feliz sozinho. Penso – e peso – minhas atitudes. Se tiver a mínima possibilidade de causar infelicidade no outro, abro mão - pois conheço quem está ao meu lado - e a consigo enxergar. E só conseguimos enxergar esta possibilidade quando conhecemos, de fato, o outro. E acredito que numa relação longa, que ultrapasse os anos e meses, já seja possível sacar o que deixa o outro feliz – e infeliz. As pequenas atitudes mudam o rumo da nossa felicidade. Sou a favor de abrir mão da minha pequena felicidade para ser mais completo na felicidade a dois. Não tenho a menor dúvida de que deixar de pensar só em si é o melhor caminho para um mundo mais humano. Feito de pessoas que se amam. Amam a ponto de enxergar o outro. O outro que pensa na felicidade dos dois. Os dois que devem pensar nos dois.

Quem compartilha comigo esta felicidade?

2 comentários:

Elaine Freitas disse...

Olá...

Amei seu cantinho...
Convido a conhecer o meu espaço e a Iluminar comigo!

Beijos

http://lainefreitas.blogspot.com

Abner Martins disse...

visita?http://aspequenasletras.blogspot.com/