6 de abril de 2011

Crítica: Toque Dela (Marcelo Camelo)

Se o primeiro disco solo de Marcelo Camelo, “sou”, tinha uma levada carioca, o novo álbum “Toque Dela” tem uma cara paulistana.


Arte: Biel Carpenter

Parece que a mudança de Camelo para “a cidade que não volta” inspirou por completo suas letras e melodias. Totalmente diferente de “sou”, o novo disco, que chegou às lojas ontem (5/04), depois de meses de atraso devido ao perfeccionismo conhecido de Camelo, consegue cativar ainda mais os velhos e novos fãs, com letras fortes e melodia harmoniosa.

A começar pelo título de “Toque Dela”, já podemos ter uma ideia da forte inspiração de Mallu Magalhães na vida paulistana do cantor – e no seu trabalho, consequentemente. São dez faixas, distribuídas entre cinco canções mais arrastadas e cinco animadas ao seu modo. Novamente a banda Hurtmold se junta ao cantor para a composição das músicas, dando uma completa singularidade ao álbum.

A presença da guitarra pode ser considerada o grande diferencial deste novo disco. Se em “sou” o violão dava o tom litorâneo do Rio de Janeiro – onde o álbum foi composto e gravado –, em “Toque Dela” o barulho infernal de São Paulo fez com que Camelo se inspirasse em sons mais graves e potentes, mas de forma harmoniosa.

A faixa mais inspirada do disco é certamente “Acostumar”. Acompanhado da banda Hurtmold, ele canta que “posso até me acostumar e deixar você fugir / posso até me acostumar da gente se divertir / dava tudo por amor”. Já em “Pretinha”, que começa num ritmo ágil e com uma letra relativamente grande para os parâmetros do CD, ele diz em “se perder amor nesse doce tanto faz”. E embarco nesta viagem com ele! As canções “A noite”, “ôô”, “Tudo que você quiser”, “Três dias” e “Meu amor é teu” se aproximam do primeiro disco, com melodias mais leves e arrastadas.

Marcelo Camelo consegue se superar neste novo disco, mantendo sua genialidade como compositor e procurando sempre evoluir como cantor. “Toque Dela” comprova que o amor faz diferença na sua vida – e na vida de quem é inspirado por ele!

Setlist Toque Dela

a noite
ôô
tudo o que você quiser
acostumar
pretinha
três dias
pra te acalmar
vermelho
despedida
meu amor é teu

Avaliação: Excelente

Turnê 2011
Marcelo Camelo lançará o novo álbum no Sesc Pompeia (r. Clélia, 93 - Barra Funda), dias 28, 29 e 30 de abril. Ingressos já estão a venda por R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Choperia. Proibida a entrada de menores de 18 anos.

Nenhum comentário: