12 de outubro de 2008

Última Parada 174

Pegue o Zé Pequeno, junte com o Capitão Nascimento, coloque todos num ônibus do Rio de Janeiro e você terá uma idéia do previsível Última Parada 174, do diretor Bruno Barreto.

Baseado no documentário Ônibus 174 (2002), de José Padilha, o filme retrata a história de vida de Alessandro (ou só Sandro, como preferir), um marginalizado que seqüestrou um ônibus no Rio de Janeiro em 2000 e acabou matando uma inocente e morrendo de forma misteriosa a caminho da delegacia. Todo o enredo é trabalhado em cima da perspectiva de vida do garoto Sandro, que fora roubado de sua mãe quando criança e criado pelo dono da favela, onde cresceu em meio a violência. O filme não acrescenta nada de novo ao cinema de periferia, a tendência desde Cidade de Deus (2002), do diretor Fernando Meirelles.

Logo após a pré-estréia do filme, que aconteceu na última sexta-feira, no Shopping Frei Caneca, em São Paulo, o diretor conversou com o público e revelou a tendência do Última Parada 174 se tornar seu terceiro melhor filme, logo atrás de Atos de Amor (1995) e Romance da Empregada (1987).

Curiosidade: O filme, mesmo sem estrear nos cinemas, já é o pré-indicado brasileiro para concorrer ao Oscar em 2009.

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