21 de novembro de 2011

Crítica: Amanhecer - Parte 1

A primeira parte do desfecho da saga Crepúsculo consegue traduzir fielmente o best seller mundial de Stephenie Meyer para as telas de cinema. Mas as tão faladas cenas rodadas no Brasil de "Amanhecer" ficam em segundo plano, uma vez que a gravidez de Bella consegue segurar sozinha o longa.



O filme começa com o tão aguardado casamento de Bella Swan e Edward Cullen. Em um belíssimo jardim (casamento dos sonhos para as meninas), a cerimônia reúne os quase figurantes/personagens dos outros três filmes anteriores.

A lua de mel acontece no Rio de Janeiro e em Paraty. Na capital fluminense, só a imagem do Cristo e um sambinha desnecessário em Santa Tereza. O melhor mesmo rola em Paraty, com as belíssimas locações e a aguardada primeira vez do casal. Percebam que o matrimônio e a virgindade preservada são elementos valorizados na história de Meyer. Numa ilha, Bella e Edward (que testa ser português) desfrutam das cachoeiras, mar e tranquilidade... Até que a mocinha descobre estar grávida de um vampiro!

E aí começa pra valer a história de "Amanhecer - Parte 1". Ainda no Brasil, o casal avisa a família Cullen em Forks sobre o "ocorrido". E voltam às pressas para a maternidade e o parto futuro de Bella.

O lobisomem Jacob fica irado com a hipótese de perder Bella - sim, a nossa mocinha corre o risco de morrer se levar adiante aquela maternidade com risco. O bebê cresce rapidamente na barriga dela, levando-a à beira da morte.

Aliado a essa gravidez, os lobisomens da tribo rechaçam a ideia de um vampiro ter engravidado uma humana e prometem acabar com o tratado de paz existente entre eles. Mas Jacob sai do bando e jura proteger Bella - aliando-se aos Cullen.

O filme é tenso e os atores conseguem, pela primeira vez, segurar a dramaticidade. Kristen Stewart mostra-se a sofredora da vez, com raros sorrisos e momentos de felicidade espontânea. Durante mais de 1 hora o público acompanha seu martírio - e a mudança no visual, que a deixa mórbida. Já Robert Pattinson mostra serviço na reta final, apoiando e salvando a vida de Bella. E Taylor Lautner prova que é o melhor ator da saga - e que terá uma sobrevida no cinema.

Pela primeira vez, o romance e o humor ficam de lado, e o enredo pesado ganha o tom.

Aos fãs: espere os créditos, pois há uma prévia do que irá acontecer na segunda e última parte do filme. "Amanhecer - Parte 2" tem estreia prevista para 16 de novembro de 2012, exatamente um ano depois da primeira parte.

Avaliação: * * * *

Nenhum comentário: