23 de agosto de 2011

Crítica: Super 8

O que esperar da dobradinha de J.J. Abrams e Steven Spielberg? Se fosse na década de 80, "Super 8" seria um grande blockbuster. Já em 2011, ganha ares cult.



Se você já está cansado de filmes-sensação nos cinemas, pode apostar suas fichas em "Super 8". O enredo é simples: um grupo de garotos na faixa dos 14 anos ama fazer filmes trash de morto-vivos no formato cinematográfico de super 8. Eles planejam toda a história, as cenas, maquiagem, efeitos sonoros, etc. Chegam até a conseguir uma atriz - ou "a" garota da escola - para viver o papel de mocinha. Mas quando estão gravando uma cena romântica numa estação de trem, presenciam um misterioso acidente na linha envolvendo dezenas de vagões e um carro.

As cenas de destruição impressionam o espectador! Digno de "coisa de filme"! Através destas cenas têm-se a ideia do porque este seria um blockbuster da décadade 80. Claro que os garotos conseguem fugir ilesos - e sem querer gravam todo o acidente e registram o tal elemento misterioso - que só será revelado aos poucos.

No dia seguinte ao acidente, a pequena cidade no interior dos Estados Unidos (delicioso clichê) amanhece repleta de militares. E os garotos não revelam para seus pais que presenciaram o acidente. Como o filme passa-se na década de 80, não é possível fazer o dowload do vídeo do acidente e postar no YouTube. Eles tiveram que esperar três dias para que as verdades do acidente fossem reveladas (literalmente).

Mas eles parecem passar alheios ao caos, uma vez que continuam a gravação do filmete trash de zumbis em meio aos militares! Aí que está a graça de Super 8: a ingenuidade e vontade das crianças para se fazer cinema com pouco recurso. Quase uma metáfora!

Com o passar do tempo, coisas estranhas começam a acontecer na cidade: cachorros fogem, pessoas desaparecem, eletrônicos ficam sem bateria, motores de carros somem e a eletricidade da cidade termina. E ninguém consegue revelar o porquê!

Mas as crianças, com toda a perspicácia cinematográfica revelam o segredo - e o mote de Super 8. O filme vale mais para garotos do que menininhas! Bom relembrar o bom e velho jeito de se fazer cinema.

Vale esperar os créditos finais para ver o resultado do filme super divertido feito pelo grupo de meninos, chamado "Super 8".

Cotação: * * * * *

Nenhum comentário: